(11) 3259-2675 - Fax: 3214-2046      Face Em Breve
Busca por Imóveis Venda seu Imóvel Alugue Seu Imóvel A Empresa Pedro Neto Imóveis Entre em Contato
 Locação     Venda
Bairro Tipo de Imóveis Código
 
Dorm. Suíte Vagas Faixa de Valor
Mais de 15 anos ajudando você a encontrar qualidade de vida e moradia em São Paulo.
 

Novidades e Artigos  |  Sobre a Região

História do bairro Pacaembu
 

Como a maioria dos bairros paulistanos, formou-se do loteamento de diversas propriedades rurais originadas com os jesuítas. Uma delas era o Sítio do Pacaembu. Com o passar dos anos, o sítio isolado coberto por vegetação foi subdividido em pequenas chácaras majoritariamente cultivadoras de chá. Entre o bairro de Pinheiros e do futuro Pacaembu, foi criado, em 1887, o Cemitério do Araçá, importante necrópole do município, que abriga os mausoléus da elite paulistana. No ano de 1912, a empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited adquiriu terrenos na cidade. Uma dessas áreas seria o futuro bairro do Pacaembu. A empresa anunciava a criação de bairros baseados nos princípios básicos da garden-city, causando alvoroço entre os paulistanos.


O bairro foi projetado de acordo com o modelo cidade-jardim, através de ruas de traçado sinuoso, grandes terrenos e áreas ajardinadas. Houve também melhorias em eletricidade, rede de água e esgoto. Dez anos mais tarde, houve uma intensa divulgação para a venda de terrenos recém-criados. Vale ressaltar que o poder público colaborou com algumas dessas benfeitorias. Assim como o Jardim América, o bairro atraiu ricos comerciantes, industriais e barões de café, e começaram a surgir casarões construídos por sob a supervisão da companhia.

Em 1935, a empresa inglesa doou ao poder público um terreno 75 000 metros quadrados para a construção do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (mais conhecido por seu nome antigo, Estádio Municipal do Pacaembu). Projetada pela Companhia Severo e Villares, a obra foi concluída em 1938, sendo inaugurada em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da república, Getúlio Vargas, o qual foi recebido por estrondosa vaia pelos paulistas. Na época, era o maior estádio da América Latina. Quatro anos mais tarde, uma parte significativa dos terrenos do bairro fora comprada, tornando-se um dos endereços preferidos da alta sociedade paulistana.

Apresenta diversos centros culturais, como: a Casa Modernista da rua Itápolis, a FAAP, possuidora do Museu de Arte Brasileira, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Buarque de Holanda e o Museu do Futebol. Abriga o movimento Pró Monarquia. Na Rua Angatuba, se localiza o Nacional Clube, na mansão do antigo banqueiro Orozimbo Octavio Roxo Loureiro, bem em frente à antiga fazenda de chá Wanderley (hoje, Fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
 

 
 
Seta esquerda
Seta direita
Conteúdos Relacionados
Sobre o Pacaembu

é um bairro nobre dos distritos da Consolação...

 
 
comentários: 6
Data:  04/07/2016
Nome:  zLIqyCToqkES
E-Mail:  tvaaf19fu@gmail.com
Comentário:  Didnt know the forum rules allowed such briillant posts.
   
Data:  04/07/2016
Nome:  4P1YV2ehGImk
E-Mail:  99uq7brv@yahoo.com
Comentário:  Ive been loknoig for a post like this forever (and a day)
   
Data:  19/09/2015
Nome:  qwRBvxRz
E-Mail:  uhdg6jq0@outlook.com
Comentário:  Voce esta de parabe9ns pelo Blog sou leitor asusdio do Blog Forza Palestra concordo com tudo que voce diz a respeito de ir ao este1dio em dia de jogo eu tabem sou um desses que segue o time em qualquer codie7f5es ne3o tenho tempo e condie7f5es finaceira de viajar muito mas me vejo na obrigae7e3o de ir aos jogos aqui em SP ou quando inventam jogos em Barueri.Muitos me chamaram de louco por ir ao Pacaembfa contra o Coritiba mas como diz a mfasica Palmeiras vai jogar eu vou simplesmente porque ne3o vivo de momento vivo de Palmeiras e como voce disse eu vejo o mundo Verde.Tore7o somente para o Palmeiras nem mesmo pela selee7e3o brasileira.Sou simplesmente Palmeirense Doente.E mais uma vez parabe9ns pelo Blog no aqual serei mais uma leitor asusdio fazendo seus comente1riosFORZA PALESTRA!!!
   
Data:  19/09/2015
Nome:  gSIC1t06Ns1K
E-Mail:  ybjfj9n0zm@yahoo.com
Comentário:  A todos os Palmeirenses um abrae7o sou verde3o desde mil novee7entos e cinquenta e oito eaamjis deichei de ser muito menos por um rebaichamento isto ne3o e vergonha . vargonha e cair e ne3o se levantar vomos nos levantar porque temos moral e fore7a sou torsedor e ne3o vandalo vamos au estadio para torser e ne3o para confuse3o ne3o ligue para os outros clubes somos PALMEIRENSE e para nos ele e uma joia o resto e simples bijoteria e morren de inveja quando surje o alviverde imponente .
   
Data:  05/08/2014
Nome:  klwexw6U
E-Mail:  5euwomkuced@mail.com
Comentário:  Voce esta de parabe9ns pelo Blog sou leitor asduiso do Blog Forza Palestra concordo com tudo que voce diz a respeito de ir ao este1dio em dia de jogo eu tabem sou um desses que segue o time em qualquer codie7f5es ne3o tenho tempo e condie7f5es finaceira de viajar muito mas me vejo na obrigae7e3o de ir aos jogos aqui em SP ou quando inventam jogos em Barueri.Muitos me chamaram de louco por ir ao Pacaembfa contra o Coritiba mas como diz a mfasica Palmeiras vai jogar eu vou simplesmente porque ne3o vivo de momento vivo de Palmeiras e como voce disse eu vejo o mundo Verde.Tore7o somente para o Palmeiras nem mesmo pela selee7e3o brasileira.Sou simplesmente Palmeirense Doente.E mais uma vez parabe9ns pelo Blog no aqual serei mais uma leitor asduiso fazendo seus comente1riosFORZA PALESTRA!!!
   
Data:  05/08/2014
Nome:  wsdTuAtFha
E-Mail:  kakbgqqfqpa@hotmail.com
Comentário:  Eric, a minha credtica a palmeirenses que ne3o ve3o a este1dio, e9 aqeules que tem total condie7e3o financeira, de localizae7e3o e de tempo e mesmo assim ne3o ve3o. Tem nego que mora em SP, tem tempo e dinheiro para ir no jogo, mas sf3 vai na boa, se o time estiver bem, depois eles adoram falar que se3o tanto palmeirenses quanto todos os outros e isso de fato ne3o e9 verdade, eu quero que esse caras se f .. eu desprezo esse tipo de gente. abs.
   
 
     
Home
Pedro Neto
Localização
Sobre a Região
Venda ou Alugue
Estamos à 15 anos no mercado e somos especializados em locação e venda de imóveis nos bairros de Higienópolis, Santa Cecília e Consolação.  
Tipo do imóvel
Área
Apartamento
Bairros
Bela Vista
Higienopolis
Imobiliária
Pedro Neto
Localização
Novidades e Artigos
Sobre a Região
ENTRE EM CONTATO
Pedro Neto Imoveis
Rua Piauí, 368 - Cep 01241-000
- Telefone Fone: (11) 3259-2675 - Fax: 3214-2046
desenvolvido por